São Paulo Negócios organiza missão empresarial Brasil-Chile
Notícias

São Paulo Negócios organiza missão empresarial Brasil-Chile

11 de outubro de 2022

São Paulo – A São Paulo Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações do município, apresentou hoje a empresários brasileiros dos setores de alimentos e bebidas (naturais, orgânicos e saudáveis), iluminação, móveis e artigos de decoração, informações estratégicas e características do ambiente e da cultura de negócios chileno.

Aberta pelo presidente da São Paulo Negócios, Aloysio Nunes Ferreira, a ação faz parte da missão empresarial Brasil-Chile que a agência organizará entre os próximos dias 24 e 28 em Santiago, capital do país.

“Trata-se de uma missão que irá se realizar dentro de um ambiente muito positivo pelo recente acordo econômico entre o Brasil e Chile, que tive a ocasião de negociar do lado brasileiro no governo Temer. Essa é uma missão, tenho certeza, que será muito bem-sucedida. Acompanhada pela embaixada brasileira e com o governo brasileiro envolvido desde o início, o que permitirá aos participantes obter informações amplas e mais gerais sobre o comércio chileno e sua relação com o Brasil”, disse Aloysio Nunes.

O embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, apresentou dados do comércio Brasil-Chile: “Em 2021, o comércio Brasil-Chile, bateu um recorde de 11.4 bilhões de dólares, um crescimento de aproximadamente 82% das exportações brasileiras, sendo São Paulo o principal estado exportador para o Chile. Entre os anos de 2016 e 2021, as exportações paulistas aumentaram 65%, atingindo 2.3 bilhões de dólares no ano passado e, entre janeiro e agosto deste ano, as exportações paulistas cresceram quase 40%, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 1.8 bilhão de dólares”.

No entanto, ponderou o embaixador: “o Chile representa apenas 4,2% do total exportado por São Paulo. Portanto, ainda existe um amplo espaço para o crescimento das exportações paulistas para o mercado chileno, que será muito bem explorado durante essa missão. E, neste contexto, nós acreditamos aqui na embaixada, que o acordo de livre comércio Brasil-Chile representa uma oportunidade para impulsionar, fortalecer e diversificar os vínculos de comércio entre os países”.

“Que nós possamos nessa missão, além de fazer bons negócios, contribuir para aprofundar as relações entre Brasil e Chile que, como disse há muitas décadas atrás o Barão do Rio Branco, são relações marcados por uma amizade sem limites”, concluiu Aloysio.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *