Institucional

Agência de promoção
de investimentos e
exportações do município
A São Paulo Negócios é uma organização social que atende empresas que pretendem investir ou expandir os seus negócios na cidade, além de apoiar exportadores e promover projetos prioritários definidos pelo município.
Realiza interlocução com órgãos públicos e fornece informações qualificadas ao investidor para auxiliar no máximo aproveitamento das oportunidades que São Paulo oferece, gratuitamente.
Estimula o desenvolvimento da inovação e tecnologia no município, principalmente por meio do evento São Paulo Tech Week (SPTW) e do atendimento personalizado para investidores, empresas de grande porte, startups, agentes internacionais, institutos de pesquisa e desenvolvimento e governo com interesse em obter acesso e conectividade com ecossistema de inovação paulista e ambientes de negócios do mercado.
Nossa Missão
Contribuir com o desenvolvimento econômico do município através da promoção de investimentos, exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

Alessandra Andrade
Presidente
Formada em administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie, MBA em Gestão de Mercado de Luxo, Pós-MBA em Formação Avançada para Conselhos de Administração, e várias especializações em Educação Empreendedora, Liderança, Governança Corporativa e Estratégia de Inovação Disruptiva em instituições de prestígio como a Babson School, a London School of Economics e Harvard.
Alessandra tem uma jornada sólida que soma mais de vinte anos de experiência, sempre com o foco voltado para o empreendedorismo. Foi vice-presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) por três mandatos consecutivos, também foi fundadora e idealizadora do Pateo 76, hub de inovação destinado a conectar pessoas e entidades da ACSP. É a atual presidente do CONIN (Conselho de Inovação) vinculado à ACSP e membro eleita do conselho deliberativo da entidade.
Também é diretora do FAAP Business HUB, além de mentora, professora e palestrante, dirigiu diversos movimentos de empreendedores pelo Brasil, alcançando a vice-presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). A sua visão apurada para os negócios, a didática excelente e comunicação eficiente agregam na disseminação da cultura da inovação da ACSP.

Leonardo Ramos
Chefe de gabinete
Leonardo Ramos é economista e pós-graduando em Economia Brasileira pela FIPE. Atuante na causa do empreendedorismo e na defesa da livre iniciativa, foi coordenador-geral do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), conselheiro e diretor de comércio na Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). Atualmente, é superintendente da distrital noroeste da Associação Comercial de São Paulo e membro eleito do Conselho Deliberativo da entidade.

Pedro Emilio Polli Rebelo
Diretor de Negócios Internacionais
Mestre em Ciência Política pela Universidade JiaoTong de Shanghai, China. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, também estudou na Australia e na Inglaterra. Trabalha desde a graduação com Relações Internacionais, voltado ao setor privado. Em suma, suas atividades consistiam em ajudar empresas a encontrarem parceiros comerciais e facilitar a entrada de investimentos no mercado brasileiro. Foi diretor da Ara, empresa de consultoria comercial e política voltada ao exterior e foi consultor da Câmara de Comércio dos BRICS e da Câmara de Comércio Chinesa do Brasil.

Celso Campello
Diretor-Executivo
Fundador e investidor de empresas nos setores de Tecnologia e Serviços, especialista em Operações e Sistemas Produtivos Administrador de Empresas (FAAP/1995), Pós-Graduado (FAAP/1997), Especialista em Operações (FGV/1999) e MBA em Marketing (USP/2001).
Desde 2013, atua como sócio fundador da Benefício Certo, empresa de Tecnologia e Serviços, com mais de cinco mil clientes, especializada no desenvolvimento de soluções integradas para Recursos Humanos (RH) e uma das maiores do setor de gestão e distribuição de Vale-Transporte.
Participa ainda como sócio e integra o Conselho do grupo Bien, holding com empresas consolidadas e startups nas áreas de Serviços Financeiros, Seguros, Redes de Captura e Tecnologia.
Ocupa, desde 2022, uma das vagas no Conselho Empresarial da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Desde 2004, é professor para os cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA da FAAP nas áreas de Empreendedorismo, Plano de Negócios, Marketing e Operações.
Até 2013, desenvolveu carreira executiva em grandes empresas, ocupando cargos de diretoria executiva-CEO além de posições gerenciais em Operações e Logística.
Entre 2021 e 2023, foi Compliance Officer do Sport Club Corinthians Paulista.

Aurélio Nomura
Diretor de Projetos Estratégicos
Formado em direito pela FMU, possui mais de 30 anos de carreira política, exercendo cargos no legislativo como vereador na cidade de São Paulo e como secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Em 2020 foi reeleito vereador (legislatura 2021-2024), também foi líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo em 2017 e presidiu a Comissão de Constituição e Justiça.
Como vereador, apresentou 690 Projetos de Lei, dos quais 239 viraram leis e foram sancionadas, e outros 303 estão em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
Atribuições
- identificar e articular oportunidades de investimentos nos setores econômicos definidos como estratégicos pelo Poder Executivo;
- articular-se com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para a promoção de oportunidades de negócios no Município de São Paulo e de exportações de produtos e serviços das empresas do Município;
- potencializar a imagem da Cidade de São Paulo, no Brasil e no Exterior, como polo de realização de negócios;
- articular parcerias institucionais, públicas e privadas, para estimular investimentos no Município de São Paulo, inclusive atuação em rede;
- atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no Município de São Paulo;
- auxiliar na proposição e implementação de medidas pela Administração Pública com a finalidade de otimizar o ambiente de negócios no Município;
- estimular a criação de formas de economia solidária, em especial cooperativas, para proporcionar oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua;
- atuar em outras atividades relacionadas com as finalidades previstas nos incisos deste artigo;
- outras atividades e projetos aprovados pelo Conselho Deliberativo, desde que estritamente relacionados aos incisos I a VII.