Institucional

São Paulo Negócios

Agência de promoção
de investimentos e
exportações do município

A São Paulo Negócios é uma organização social que atende empresas que pretendem investir ou expandir os seus negócios na cidade, além de apoiar exportadores e promover projetos prioritários definidos pelo município.

Realiza interlocução com órgãos públicos e fornece informações qualificadas ao investidor para auxiliar no máximo aproveitamento das oportunidades que São Paulo oferece, gratuitamente.

Estimula o desenvolvimento da inovação e tecnologia no município, principalmente por meio do evento São Paulo Tech Week (SPTW) e do atendimento personalizado para investidores, empresas de grande porte, startups, agentes internacionais, institutos de pesquisa e desenvolvimento e governo com interesse em obter acesso e conectividade com ecossistema de inovação paulista e ambientes de negócios do mercado.

NOSSA MISSÃO

Contribuir com o desenvolvimento econômico do município através da promoção de investimentos, exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

 João Manoel Scudeler de Barros

João Manoel Scudeler de Barros

Presidente

Mestre em Urbanismo, graduado em Direito e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência profissional na iniciativa privada em escritórios de arquitetura e no setor público. No Governo do Estado, atuou como Chefe de Gabinete da Casa Civil e da Secretaria de Habitação, além de Assessor Técnico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assessor Executivo na Agência Casa Paulista. Na Prefeitura de São Paulo, foi Controlador Geral do Município e Chefe de Gabinete das Secretarias de Mobilidade e Transportes, e Justiça. Possui experiência em desenvolvimento, implantação, execução e gestão de políticas públicas.

Márcia Gomide

Márcia Gomide

Diretora de Exportação e Negócios

Arquiteta, formada pela Universidade de São Paulo (1982), com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Design Thinking pelo Istituto Europeo de Design, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e em Comunicação Visual pela FAU/USP.

Possui experiência profissional na iniciativa privada e no setor público. Por 12 anos trabalhou como Analista de Negócios Internacionais na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, onde foi responsável pela gestão de projetos de promoção comercial, organização e realização de eventos internacionais ligados à exportação, construção de imagem positiva do Brasil no exterior e pela interlocução junto a diversos órgãos nas esferas federal, estadual e municipal, bem como instituições nacionais e internacionais de fomento e apoio à exportação.

Trabalhou por 16 anos na Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, órgão do governo do estado de São Paulo como Coordenadora de Multimeios e Gerente Editorial.

Pedro Emilio Polli Rebelo

Pedro Emilio Polli Rebelo

Diretor Administrativo

Mestre em Ciência Política pela Universidade JiaoTong de Shanghai, China. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, também estudou na Australia e na Inglaterra. Trabalha desde a graduação com Relações Internacionais, voltado ao setor privado. Em suma, suas atividades consistiam em ajudar empresas a encontrarem parceiros comerciais e facilitar a entrada de investimentos no mercado brasileiro. Foi diretor da Ara, empresa de consultoria comercial e política voltada ao exterior e foi consultor da Câmara de Comércio dos BRICS e da Câmara de Comércio Chinesa do Brasil.


Atribuições

  1. identificar e articular oportunidades de investimentos nos setores econômicos definidos como estratégicos pelo Poder Executivo;
  2. articular-se com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para a promoção de oportunidades de negócios no Município de São Paulo e de exportações de produtos e serviços das empresas do Município;
  3. potencializar a imagem da Cidade de São Paulo, no Brasil e no Exterior, como polo de realização de negócios;
  4. articular parcerias institucionais, públicas e privadas, para estimular investimentos no Município de São Paulo, inclusive atuação em rede;
  5. atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no Município de São Paulo;
  6. auxiliar na proposição e implementação de medidas pela Administração Pública com a finalidade de otimizar o ambiente de negócios no Município;
  7. estimular a criação de formas de economia solidária, em especial cooperativas, para proporcionar oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua;
  8. atuar em outras atividades relacionadas com as finalidades previstas nos incisos deste artigo;
  9. outras atividades e projetos aprovados pelo Conselho Deliberativo, desde que estritamente relacionados aos incisos I a VII.