Institucional

São Paulo Negócios

Agência de promoção
de investimentos e
exportações do município

A São Paulo Negócios atua junto à Prefeitura de São Paulo para melhorar o ambiente de negócios e atrair oportunidades de investimento, promovendo o desenvolvimento econômico do município.

NOSSA MISSÃO

Contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios da cidade de São Paulo por meio da promoção de oportunidades de investimentos e exportações de produtos e serviços.

Aloysio Nunes Ferreira

Aloysio Nunes Ferreira

Presidente

Com vasto currículo político e acadêmico, formou-se em Direito e cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, onde lecionou Introdução a Ciência do Direito por dois anos.

Por conta de ações contra a ditadura militar, precisou sair do Brasil. Seu exílio foi na França, de 1968 a 1979, onde fez bacharelado em Economia Política e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Paris, assumindo depois a cadeira de professor de Língua Portuguesa. De 1969 a 1973, foi diretor do Instituto de Pesquisa e Formação em Economia do Desenvolvimento.

De volta ao seu país, foi Deputado Estadual pelo PMDB em duas ocasiões: de 1983 a 1987, líder do Governador Franco Montoro na Assembléia Legislativa; e de 1987 a 1991. Foi também Deputado Federal pelo PMDB de 1995 a 1999. Já pelo PSDB, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007.

Foi Vice-Governador do Estado (1991-1994) e Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos (1991/1992 e 1993). Foi Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República de 1999 a 2001, Ministro da Justiça, em 2001 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Foi secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, em 2005 e 2006.

Até abril de 2010, Aloysio Nunes ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, administrado por José Serra. Foi o responsável por toda a articulação política entre as pastas do governo e os municípios. Em outubro do mesmo ano, foi eleito senador com uma votação histórica: 11.189.168.

Foi líder do PSDB no Senado de 2013 a 2015. Assumiu, em 2015, a presidência da Comissão de Relações Exteriores e foi eleito vice-presidente do PSDB nacional. Em 31 de maio de 2016, foi eleito líder do governo Michel Temer. De março de 2017 a dezembro de 2018 ocupou a pasta de Relações Exteriores. Presidiu a InvestSP, agência paulista de promoção de investimentos e competitividade.

É Presidente da São Paulo Negócios desde fevereiro de 2020.

 João Manoel Scudeler de Barros

João Manoel Scudeler de Barros

Chefe de gabinete

Mestre em Urbanismo, com graduação em Direito e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência profissional na iniciativa privada em escritórios de arquitetura e no setor público. No Governo do Estado, atuou como Chefe de Gabinete da Casa Civil e da Secretaria de Habitação, além de Assessor Técnico na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assessor Executivo na Agência Casa Paulista. Na Prefeitura de São Paulo, foi Controlador Geral do Município e Chefe de Gabinete das Secretarias de Mobilidade e Transportes, e Justiça. Possui experiência em desenvolvimento, implantação, execução e gestão de políticas públicas.

Márcia Gomide

Márcia Gomide

Diretora de Exportação e Negócios

Arquiteta, formada pela Universidade de São Paulo (1982), com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Design Thinking pelo Istituto Europeo de Design, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e em Comunicação Visual pela FAU/USP.

Possui experiência profissional na iniciativa privada e no setor público. Por 12 anos trabalhou como Analista de Negócios Internacionais na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, onde foi responsável pela gestão de projetos de promoção comercial, organização e realização de eventos internacionais ligados à exportação, construção de imagem positiva do Brasil no exterior e pela interlocução junto a diversos órgãos nas esferas federal, estadual e municipal, bem como instituições nacionais e internacionais de fomento e apoio à exportação.

Trabalhou por 16 anos na Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, órgão do governo do estado de São Paulo como Coordenadora de Multimeios e Gerente Editorial.

Michael Sotelo Cerqueira

Michael Sotelo Cerqueira

Diretor de Investimentos e Novos Negócios

Formado em administração pela Fundação Escola de Comércio Armando Alvares Penteado e em direito pela Universidade São Judas, com MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Possui larga experiência na gestão de projetos, estruturação de projetos de Parceria Público Privadas, com atuação nos últimos 14 anos no Governo do Estado de São Paulo.

Entre outras atividades, exerceu cargos: Secretário Adjunto dos Transportes Metropolitanos; Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias - CPP; Chefe de Gabinete da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S/A – EMTU; Coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos; Coordenador da Unidade de Coordenação de Projetos, Captação e Investimentos de recursos oriundos de financiamento da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos; Assessor do Gabinete da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos; Assessor da Presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ.


Avaliação do cenário externo

A internacionalização da economia e a intensificação dos fluxos internacionais de investimentos e comércio, que transformaram a estrutura internacional de produção, com a criação das cadeias globais de valor, impuseram aos países e governos ao redor do mundo o fomento a estruturas especializadas na atração de investimentos estrangeiros diretos e promoção das exportações de seus produtos e serviços. E o principal instrumento adotado globalmente para organizar essa estratégia são as Agências de Atração de Investimentos e Promoção de Exportações especializadas.

A Cidade de São Paulo, responsável pelo o terceiro maior PIB brasileiro (considerados todos os estados e municípios do país), é o mais importante centro econômico e comercial da América Latina. Nesse cenário de grandes transformações econômicas e intensificação da concorrência entre países e estados subnacionais pela atração de investimentos e promoção comercial surgiu a São Paulo Negócios. Ela foi criada pela Lei Municipal nº 16.665 de 23 de maio de 2017 e instituído pelo Decreto Municipal nº 57.727 de 08 de junho de 2017, como uma pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos, de interesse coletivo e de utilidade pública, vinculado, por cooperação, à Secretaria Municipal da Fazenda.

Atribuições:

  1. identificar e articular oportunidades de investimentos nos setores econômicos definidos como estratégicos pelo Poder Executivo;
  2. articular-se com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para a promoção de oportunidades de negócios no Município de São Paulo e de exportações de produtos e serviços das empresas do Município;
  3. potencializar a imagem da Cidade de São Paulo, no Brasil e no Exterior, como polo de realização de negócios;
  4. articular parcerias institucionais, públicas e privadas, para estimular investimentos no Município de São Paulo, inclusive atuação em rede;
  5. atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no Município de São Paulo;
  6. auxiliar na proposição e implementação de medidas pela Administração Pública com a finalidade de otimizar o ambiente de negócios no Município;
  7. estimular a criação de formas de economia solidária, em especial cooperativas, para proporcionar oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua;
  8. atuar em outras atividades relacionadas com as finalidades previstas nos incisos deste artigo;
  9. outras atividades e projetos aprovados pelo Conselho Deliberativo, desde que estritamente relacionados aos incisos I a VII.