Diretora da SP Negócios fala sobre as rodadas de negócios on-line
Notícias

Diretora da SP Negócios fala sobre as rodadas de negócios on-line

10 de julho de 2020

Da Camex do Brasil

São Paulo – Para driblar o distanciamento social e fechamento de fronteiras, a SP Negócios está investindo em capacitação para empresários se adaptarem a formas mais seguras de negociação. A agência de promoção de investimentos e exportações ligada à prefeitura de São Paulo iniciou em junho uma série virtual de rodadas de negócios nacionais e internacionais. A iniciativa, batizada de Biz Connect, surgiu a partir de grupos de discussão entre instituições como a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), associações setoriais e a própria SP Negócios.

A programação teve início em junho e trará mais seis rodadas de negócios, algumas setoriais, outras multissetoriais. As inscrições para participar das rodadas estão abertas através deste link. O próximo evento será no dia 16 de julho, com o setor têxtil.

“O tema ‘fashion and textile’ não é só concepção, é toda a cadeia têxtil nessa rodada nacional. As empresas vão se reunir com varejistas do Brasil inteiro e encontrar compradores. E, no dia 29 de julho, vamos ter uma de moda mais autoral, e internacional”, contou a diretora de Promoção de Negócios e Exportação da SP Negócios, Silvana Gomes.

O ciclo de rodadas também inclui uma para os setores de arquitetura, artigos para casa e decoração no dia 22 de julho. Outro evento será realizado no dia 18 de agosto, reunindo empresários e comerciais exportadoras; no dia 23 de setembro será realizado o III SP International Biz Day, maior evento de negócios internacionais da cidade de São Paulo; e em 22 de outubro, rodadas para empresas com produtos selo verde ou sustentáveis.

Para complementar o trabalho, a SP Negócios também está oferecendo capacitação para os empresários. “Contamos com parceiros para construir a dinâmica das reuniões, e com um professor para adotar uma metodologia de condução de reuniões online. É difícil mudar o seu mindset para o virtual. E começamos também a treinar as empresas dentro da ferramenta”, disse Gomes.

Os treinamentos são realizados todas as sextas-feiras, prioritariamente para quem se inscreve para a rodada de negócios. “Simulamos negociações em ambiente virtual. Isso ajuda a empresa a se estruturar e repensar o material promocional e todo discurso, que tem que ser mais curto e ter foco”, detalhou Gomes. Os ensinamentos também incluem questões técnicas como o passo a passo para rotear internet ao celular em caso de queda na conexão, ou como ir da sessão central à uma reunião. “Tudo isso é treinado exaustivamente antes da rodada acontecer”, afirmou a diretora.

A iniciativa é apoiada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com divulgação entre seus associados. “A SP Negócios é um parceiro muito importante para nós, temos trabalhado de forma conjunta para fomentar negócios e mostrar mais oportunidades para as empresas. Diante disso, temos os auxiliado na divulgação das rodadas entre nossos associados e, inclusive, convidamos diretamente empresas que vemos que têm sinergia com cada tema”, afirmou Daniella Leite, gerente comercial da instituição.

Gomes conta que a SP Negócios também tem desenvolvido outro trabalho com a Câmara Árabe. “A Daniella Leite tem recebido demandas do Oriente Médio por produtos, e nós estamos identificando empresas que possam oferecer esses produtos. O objetivo é promover os negócios com o Oriente Médio. As demandas vêm muito do setor de alimentos. E temos procurado atender ou identificar as empresas habilitadas a oferecê-los. Essa parceria nossa tem sido importantíssima para executar o programa. O trabalho tem sido fantástico”, afirmou a diretora.

(*) Com informações da ANBA


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *