No ar, a capacitação de exportadores no município de São Paulo
Notícias

No ar, a capacitação de exportadores no município de São Paulo

16 de agosto de 2018

Reportagem mostra apoio da agência a novos exportadores do município

Confira:

SP Negócios é destaque na TV Brasil por seu apoio a novos exportadores

Reportagem mostra apoio da agência municipal a novos exportadores do município


Conseguir vender para o exterior nem sempre é uma tarefa fácil para pequenas e médias empresas. Em São Paulo, uma agência de promoção do município tem ajudado a mudar esse cenário e a manter a cidade no topo das exportações no País.

Geléia de manga com cumaru, vinagre com açaí, molho de pimenta murupi com acerola. Com misturas inusitadas de sabores e ingredientes típicos do Brasil, a empresária Letícia quer ganhar o mundo. A ideia do negócio começou a um ano e meio e os produtos lançados  a dois meses são vendidos pela internet e por revendedores.

Letícia afirma que está em via de exportar para Portugal, Alemanha, Peru, Emirados Árabes e EUA.

“O Brasil tem grandes produtos, grandes sabores, principalmente na área de condimentos, e vê que isso não está presente lá fora… E no decorrer desse um ano e meio que a gente estruturou a empresa, a gente começou a ver que também no Brasil existe um desconhecimento. Nós brasileiros não conhecemos a riqueza, a biodiversidade brasileira” diz, Letícia.

São Paulo é a cidade que mais exporta no Brasil de acordo com o Ministério do Desenvolvimento. Nos 6 primeiros meses deste ano, foram mais de 7,5 bilhões de dólares.

A capital paulista tem cerca de 3.200 exportadores, segundo a SP Negócios. As pequenas e médias empresas representam 90% desse total e elas faturam até 1 milhão de dólares por ano.

A SP Negócios desempenha um importante papel para as empresas paulistanas que exportam. A agência vinculada a Prefeitura já qualificou cerca de 200 empresas em um Programa para Exportação.

“Principalmente, a empresa precisa entender sua capacidade produtiva, ao mesmo tempo em  entender as suas oportunidades no mercado externo, ter uma excelente relação com seus potenciais clientes e sempre honrar seus compromissos. Por isso que nosso projeto é estratégico, da SP Negócios junto com a Prefeitura, no sentido de preparar as empresas e ter esses cuidados que nós estamos em conjunto com o setor privado.” Relata o Presidente da SP Negócios, Juan Quirós.

Letícia trabalhou por muitos anos com Relações Internacionais, mesmo assim procurou a consultoria da SP Negócios quando resolveu abrir a empresa para exportar.

“Essa assessoria, o que que faz? faz com que a gente aprenda e a gente ganhe tempo, porque claro, eu posso ter essa informação, mas o tempo que eu ia levar, pesquisar e errar com isso… Com a assessoria conseguimos ser muito mais certeiros, muito mais embasado, fazendo muito mais o dever de casa, do que sozinhos.”  Finaliza, Letícia.

Sobre a SP Negócios

A SP Negócios é a agência de promoção de investimentos e exportações vinculada por cooperação à Prefeitura do Município de São Paulo, responsável por programas de prospecção de investidores para setores prioritários da economia da cidade, capacitação de pequenas e médias empresas à exportação e apoio ao desenvolvimento e treinamento de startups (empresas nascentes de tecnologia digital).

Sobre o Programa “São Paulo Exporta”:

Desenvolvido pela SP Negócios, o São Paulo Exporta promove a capacitação de novos exportadores de produtos e serviços das empresas do município.

O programa oferece soluções integradas para quem deseja iniciar ou melhorar seu desempenho nas exportações.

Por meio do programa, as empresas podem também participar de missões internacionais organizadas para apresentação de seus produtos e serviços e contatos comerciais com potenciais importadores e visitas de prospecção de novos mercados.

Como participar?

A seleção de participantes é feita com base em critérios de potencial para exportação, diferenciais de produto e serviço, inovação e sustentabilidade. Mesmo as empresas sem experiência exportadora e novas no mercado podem ser atendidas pelo programa.

As selecionadas contam com a assessoria periódica de especialistas em comércio internacional para a elaboração de um plano de negócios de exportação.

Após a conclusão do plano, que dura até quatro meses, as empresas são encaminhadas para as ações de promoção comercial internacional da SP Negócios ou de parceiros.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site.

Outras informações sobre o Programa também podem ser obtidas pelo e-mail fecap.peiex@fecap.br


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *