Prefeitura abre envelopes de programa de habitação
Notícias

Prefeitura abre envelopes de programa de habitação

30 de junho de 2020

São Paulo – Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), realizou a cerimônia de abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar da segunda fase da Parceria Público-Privada Municipal da Habitação.

Nesta etapa foram viabilizadas a construção de 9.250 novas unidades habitacionais, em colaboração com a iniciativa privada, além de mais 2.520 que serão licitadas futuramente. A ação marca o retorno da Cohab na construção de novas moradias para o município após 21 anos.

A cerimônia foi exitosa e contou com o importante apoio da São Paulo Negócios, agência de promoção de investimentos e exportação do município, que auxiliou na promoção da etapa por meio de mapeamento e prospecção de potenciais interessadas no projeto. Com o suporte, foi possível organizar diversos encontros públicos presenciais e on-line, que foi de suma importância para atrair um maior número de empresas com interesse na licitação da PPP.

A produção desta nova fase da PPP atenderá quatro subprefeituras: Ipiranga (2.800 moradias), Vila Maria – Vila Guilherme (2.210), Campo Limpo (1.640) e Guaianases (2.600).

Além das residências, o projeto investirá em obras de infraestrutura e espaços para comércio e serviços. Também  prevê a construção de equipamentos públicos (escolas, creches, locais de cultura e saúde) nessas regiões, com estimativa de investimento do setor privado de R$1,7 bilhões. Com isso, a Parceria propõe a aproximação de moradia e emprego, principalmente em áreas subutilizadas em regiões importantes do município.

A partir de agora, o município finaliza a análise da documentação, homologa as empresas e assina contrato para início das obras em 2021. A demanda de ambas as fases será definida prioritariamente pela Prefeitura de São Paulo, por meio de Cohab-SP e Sehab, e também atenderá famílias indicadas pelo Governo do Estado, desde que residentes do município.

Cerca de 70% de todos os recursos serão voltados para unidades reservadas a famílias com renda de um e seis salários mínimos, chamada habitação de interesse social (HIS). Outros 20% serão para construção de unidades da categoria denominada mercado popular, entre seis e dez salários mínimos.

Em agosto de 2019, a Cohab lançou o edital de chamamento para a segunda fase da Parceria. Ao longo desse período, foram realizados diversos encontros públicos presenciais e on-line com os representantes de diversas empresas, o que colaborou para atrair um maior número de interessados para o projeto. As reuniões aconteceram também com o apoio da SP Negócios.

A PPP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para atender a demanda habitacional do município. Em sua primeira fase, a PPP autorizou a construção de mais de 13 mil novas unidades. Ao todo o projeto permitirá a implantação de 25.000 novas habitações para a cidade, por meio da iniciativa privada.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *