Prefeitura institui Spin, a São Paulo Investimentos e Negócios
Notícias

Prefeitura institui Spin, a São Paulo Investimentos e Negócios

14 de agosto de 2020

São Paulo – O prefeito Bruno Covas também publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 14 de agosto, o decreto que institui a Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo para impulsionar negócios de microempresas e empresas de pequeno porte, além de cooperativas da capital. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho será responsável pela execução da política, que incentivará a criação e consolidação de empreendimentos individuais e coletivos, por meio de ações de qualificação, acesso a mercado e atendimento público unificado.

“Com esse decreto poderemos ampliar a promoção da competitividade empreendedora, o incentivo à inovação, o trabalho decente, o futuro do trabalho e a simplificação e otimização dos processos burocráticos, facilitando a abertura de empresas e tornando São Paulo uma cidade mais inclusiva e produtiva”, destaca Aline Cardoso.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irá incentivar a disponibilização de infraestrutura e espaços públicos de trabalho voltados aos empreendedores, como já faz com as unidades do Teia, coworking público instalado pela Ade Sampa. Por meio das unidades dos Cates nas subprefeituras e unidades dos Descomplicas, o atendimento ao empreendedor será aprimorado, melhorando os serviços para quem quer empreender e gerar renda de maneira formal criando empregos e movimentando a economia no pós-pandemia.

Também nesta sexta-feira, 14 de agosto, o prefeito Bruno Covas transferiu, a SP Negócios – São Paulo Negócios para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A alteração afeta também o nome e as funções da agência, que a partir de agora passa a ser denominada Spin – São Paulo Investimentos e Negócios, e será responsável pela atração de investimentos, apoio às exportações e fomento à inovação e competitividade das cadeias produtivas da economia paulistana.

“A gestão Bruno Covas transformou as ações de apoio ao empreendedorismo na cidade de São Paulo. Com a criação da Politica Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e a chegada da Spin à Secretaria conseguiremos neste momento de retomada econômica pós-pandemia desenvolver ações inovadoras de apoio aos empreendedores de uma forma mais integrada e enxuta, ajudando quem mais precisa a gerar renda e melhorando o ambiente de negócios da capital”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com a mudança de atribuições, a Spin terá como missão atrair investimentos para a cidade de São Paulo, fortalecendo as cadeias produtivas que são vocações da capital, fomentando a criação de novos negócios e valorizando ainda mais os empreendimentos já estabelecidos. Para os empreendedores que estão iniciando sua jornada empreendedora, principalmente os que estão em regiões de vulnerabilidade, serão implementadas ações de capacitação e qualificação profissional, além da facilitação de acesso a credito para pequenos negócios.

“Com a Spin, São Paulo terá uma agência de promoção de empreendimento digna de uma das metrópoles mais dinâmicas do mundo: a síntese entre a São Paulo Negócios, com seu público de grandes e médias empresas, e a Ade Sampa, de grande capilaridade em todas as regiões da cidade, voltada para o fomento ao empreendorismo, à qualificação de empresas de menor porte que, mais do que nunca, necessitam de apoio do poder público para manter e expandir sua presença no nosso tecido econômico”, diz Aloysio Nunes Ferreira, presidente da São Paulo Negócios e coordenador do grupo de trabalho responsável pela transição.

Entre as funções da nova agência está identificar as potencialidades economicamente viáveis de serem desenvolvidas na capital, fomentar o desenvolvimento econômico sustentável e incentivar o desenvolvimento local e setorial. Por meio de novos programas e projetos, a Spin irá promover o desenvolvimento científico, a capacitação tecnológica e a inovação, contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios da cidade e fortalecendo a atividade empreendedora no município.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *