Prefeitura lança 1° Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 
Notícias

Prefeitura lança 1° Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 

26 de janeiro de 2022

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26) o primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE) do município. O planejamento, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) em parceria com a sociedade civil e o setor privado, conta com 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo que visam impulsionar a retomada econômica da capital, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. O documento ficará em consulta pública por 30 dias e pode ser acessado aqui.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que vem cobrando mais agilidade nos processos que envolvam a administração municipal. “A cidade de São Paulo tem um potencial gigantesco para poder se desenvolver muito mais. Fico feliz em ter todos ao nosso lado”.

O estudo identificou 10 setores considerados estratégicos para a administração municipal, que totalizam mais de 70% dos empregos da capital. São eles: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura, mobilidade e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.

“Selecionamos setores que já são muito fortes na capital com altos índices de contratação de mão de obra como comércio, serviços e construção, mas também setores que têm um potencial de crescimento enorme como tecnologia, economia verde e economia criativa”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Todos os setores estão contemplados no PMDE, mas essas 10 áreas terão uma atenção maior e serão a nossa aposta para fazer com que São Paulo se fortaleça economicamente e socialmente nos próximos anos”, completa.

O PMDE começou a ser produzido em 2019, por meio de estudos, levantamentos e encontros participativos para conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias.

A SMDET criou Câmaras Temáticas para estabelecer um diálogo permanente com o setor privado e a sociedade civil. Dividida em 10 câmaras, que têm o título de cada um dos setores estratégicos de São Paulo, os encontros contam com cerca de 30 representantes de cada uma. Os 300 atores envolvidos nas Câmaras debatem os problemas enfrentados no por empresas e instituições e propõem ao poder público municipal soluções conjuntas para promover a competitividade da cidade de São Paulo.

Além das sugestões recebidas do setor privado e da sociedade, que durante os últimos dois anos viram a economia de São Paulo ser impactada pela crise causada pela pandemia do coronavírus, a equipe do PMDE, que conta com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, analisou os principais planejamentos da Prefeitura de São Paulo, como o Plano Plurianual, o Plano Diretor Estratégico, o Programa de Metas, a Agenda 2030 e o Plano de Ação Climática. O objetivo dessa integração é ter um maior impulsionamento do poder público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.

O resultado de todo esse trabalho está condensado no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032, documento que está dividido em 5 eixos, 15 diretrizes, 35 propostas e 119 ações, que irão promover o crescimento econômico de São Paulo.

O documento propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos, para que em conjunto com o setor privado e a sociedade, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e promoção cultural.

“Fica aqui um compromisso da iniciativa privada de estar ao lado do prefeito para ajudar no desenvolvimento da cidade de São Paulo, diminuindo as desigualdades para que todos possam ter uma vida melhor e mais digna”, afirmou o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto.

Entre as ações propostas no documento estão impulsionar o turismo de compras na cidade, posicionando São Paulo como o maior centro comercial do país; ampliar e fortalecer a qualificação profissional, buscando reduzir a defasagem de mão de obra; implantar, ativar e impulsionar distritos criativos, fortalecendo as vocações vinculadas à economia criativa de cada região e; criar um selo municipal que incentive e fomente a implementação de práticas e ações de responsabilidade social e ambiental.

O secretário municipal da Fazenda, Guilherme Bueno de Camargo, destacou que vem fazendo um trabalho para desburocratizar diversas ações, auxiliando no desenvolvimento econômico. “Queremos ter um sistema ágil, simples, fácil e que o contribuinte não tenha que perder muito tempo com complicações legislativas É um compromisso que tenho com o prefeito. Um compromisso do poder público com o Desenvolvimento Econômico”, disse.

Conselho

Para acompanhar a execução do PMDE e receber as sugestões debatidas nas Câmaras Temática, o prefeito Ricardo Nunes assinou o decreto que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE).

O CMDE será composto por 20 membros, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil.
“Com esse canal de diálogo aberto com o setor produtivo e a sociedade, a Prefeitura espera estar cada vez mais perto de quem gera emprego e renda para apoiar o crescimento da cidade”, destaca Aline Cardoso.

Portal da Economia Paulistana

Outra novidade lançada pela Prefeitura de São Paulo é um portal destinado a investidores estrangeiros e nacionais, empreendedores já estabelecidos na Capital e pessoas que querem abrir um negócio.

O portal, que conta com versões em inglês e espanhol, está dividido em sete seções, onde o usuário poderá solicitar abertura de empresa, atendimento especializado realizado pela equipe da SP Negócios, informações setoriais, territoriais e dados estatísticos, além da legislação e das políticas de incentivo existentes no município.

“A Prefeitura tem um cardápio completo de produtos e serviços destinados aos empreendedores, que é realizado por diversos órgãos e empresas públicas. O portal vem para unificar a informação e ser a janela única do empreendedor na cidade de São Paulo”, afirma Aline Cardoso.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *