São Paulo Negócios representa a Cidade de São Paulo no UrbanShift – Fórum América Latina
Notícias

São Paulo Negócios representa a Cidade de São Paulo no UrbanShift – Fórum América Latina

22 de abril de 2024

A São Paulo Negócios participou, entre os dias 16 e 19 de abril, do UrbanShift Fórum da América Latina, em Belém do Pará, um programa de impacto do Global Environment Facility que apoia cidades em todo o mundo a adotarem abordagens integradas para o desenvolvimento urbano, construindo um futuro equitativo e de zero carbono, em que tanto as pessoas quanto o planeta possam prosperar. O encontro é financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e com apoio da C40Cities.

O diretor-presidente, João Manoel Scudeler de Barros, participou no dia 17 de uma mesa de debates representando a cidade de São Paulo, e levou as ações, projetos e missões na área de desenvolvimento, reforçando o compromisso da cidade com os desafios ambientais que visam um futuro melhor para as pessoas e o planeta. A agência esteve representando a cidade em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O encontro reuniu líderes da América Latina, África e Ásia, e permitiu importantes discussões sobre ações de colaboração entre cidades e empresas, modelos de parcerias público-privadas e formas de financiamento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades que são o epicentro da ação climática, já que metade da humanidade reside nelas.

De acordo com o sexto relatório de avaliação do Grupo de Trabalho III do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima (IPCC), as cidades são atores importantes no combate à crise climática, pois elas “são capazes de experimentar soluções climáticas; podem estabelecer parcerias com o setor privado e internacionalmente alavancar ações climáticas aprimoradas” (IPCC et al., 2022).

Sendo assim, o desenvolvimento urbano sustentável é indispensável para alcançar as metas climáticas neutras e positivas para a natureza ainda nesta década, sendo a política climática urbana muito mais do que apenas reduzir emissões. Trata-se de um catalizador para a inovação e emprego e uma oportunidade para impulsionar a economia e melhorar a equidade e qualidade de vida das pessoas.

João Manoel destacou estar otimista em relação à capacidade de superação dos desafios pela gestão municipal da Cidade de São Paulo, tanto em virtude das ações realizadas, das em andamento, quanto das previstas.

“São Paulo está efetivamente colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com respeito ao meio ambiente, por meio da construção de um diálogo transparente e efetivo, de resultados, entre o setor público- suas políticas públicas e o setor privado”, concluiu.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *