SP Negócios firma convênio com Amlurb para apoio ao novo processo municipal de gestão de grandes geradores de resíduos
Notícias

SP Negócios firma convênio com Amlurb para apoio ao novo processo municipal de gestão de grandes geradores de resíduos

17 de abril de 2019

Juan Quirós, Presidente da SP Negócios e Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb, assinaram na manhã dessa quarta-feira (17) o convênio para o novo processo de gestão dos grandes geradores de resíduos.

A agência auxiliará na interlocução com o mercado, por meio da apresentação do projeto às empresas privadas que atuam na coleta de lixo em estabelecimentos comerciais

A SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportação do município, celebrou nesta quarta-feira (17) convênio com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), para prestar apoio ao novo processo para a gestão de grandes geradores resíduos – estabelecimentos que geram mais de 200 litros de lixo por dia.

A parceria foi firmada durante um café da manhã, promovido pela agência com empresas privadas que atuam na coleta de lixo de estabelecimentos particulares, para apresentar o novo modelo de gestão.

“Vamos operar diretamente na interlocução com o mercado para uma maior efetivação do projeto, prestando apoio e atendimento às empresas”, afirmou Juan Quirós, presidente da SP Negócios.

A iniciativa da administração municipal tem como objetivo potencializar a fiscalização dos estabelecimentos privados que são grandes geradores de resíduos. Em atendimento à Lei 13.478/2002, todos os estabelecimentos que destinam acima de 200 litros de resíduo diariamente, devem contratar uma empresa privada para realizar a coleta, transporte, tratamento e destinação do mesmo.

O Sistema de Controle de Resíduos de Grande Gerador (CTRE – RGG), anunciado na última semana, propiciará à Amlurb fazer toda a gestão do cadastro das prestadoras de serviço, bem como o acompanhamento da geração do resíduo até a destinação final.

O novo modelo de gestão, embasado no Decreto 58.701/2019, estabelece, entre outras questões, que a destinação destes resíduos seja feita somente para entidades cadastradas no Sistema de Limpeza Urbana no Município de São Paulo.

“Estamos modernizando um processo já existente. Além de fazer a gestão completa do processo, a iniciativa pretende diminuir os gastos com a coleta pública domiciliar e ampliar a efetividade das ações de zeladoria”, declarou Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.

Na próxima semana a SP Negócios promoverá mais um café da manhã com empresas que prestam o atendimento de coleta nos estabelecimentos comerciais.

Café da manhã promovido pela SP Negócios para apresentação do projeto.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *