Quem Somos

São Paulo Negócios

Agência de promoção
de investimentos e
exportações do município

A São Paulo Negócios atua junto à Prefeitura de São Paulo para melhorar o ambiente de negócios e atrair oportunidades de investimento, promovendo o desenvolvimento econômico do município.

NOSSA MISSÃO

Contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios da cidade de São Paulo por meio da promoção de oportunidades de investimentos e exportações de produtos e serviços.

Aloysio Nunes Ferreira

Aloysio Nunes Ferreira

Presidente

Com vasto currículo político e acadêmico, formou-se em Direito e cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, onde lecionou Introdução a Ciência do Direito por dois anos.

Por conta de ações contra a ditadura militar, precisou sair do Brasil. Seu exílio foi na França, de 1968 a 1979, onde fez bacharelado em Economia Política e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Paris, assumindo depois a cadeira de professor de Língua Portuguesa. De 1969 a 1973, foi diretor do Instituto de Pesquisa e Formação em Economia do Desenvolvimento.

De volta ao seu país, foi Deputado Estadual pelo PMDB em duas ocasiões: de 1983 a 1987, líder do Governador Franco Montoro na Assembléia Legislativa; e de 1987 a 1991. Foi também Deputado Federal pelo PMDB de 1995 a 1999. Já pelo PSDB, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007.

Foi Vice-Governador do Estado (1991-1994) e Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos (1991/1992 e 1993). Foi Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República de 1999 a 2001, Ministro da Justiça, em 2001 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Foi secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, em 2005 e 2006.

Até abril de 2010, Aloysio Nunes ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, administrado por José Serra. Foi o responsável por toda a articulação política entre as pastas do governo e os municípios. Em outubro do mesmo ano, foi eleito senador com uma votação histórica: 11.189.168.

Foi líder do PSDB no Senado de 2013 a 2015. Assumiu, em 2015, a presidência da Comissão de Relações Exteriores e foi eleito vice-presidente do PSDB nacional. Em 31 de maio de 2016, foi eleito líder do governo Michel Temer. De março de 2017 a dezembro de 2018 ocupou a pasta de Relações Exteriores. Presidiu a InvestSP, agência paulista de promoção de investimentos e competitividade.

É Presidente da São Paulo Negócios desde fevereiro de 2020.

Silvana Scheffel Gomes

Silvana Scheffel Gomes

Diretora de Negócios e Promoção de Exportações

Especialista em negócios internacionais, é graduada em comércio exterior no Unicenp, cursou MBA em gestão empresarial na FGV e é mestranda em administração de empresas no Insper. Sua carreira no setor privado contempla a atuação no segmento de logística internacional e desenvolvimento e gestão de projetos de internacionalização, envolvendo estudos de inteligência de mercado, planejamento estratégico e branding, realização de prospecções e planejamento e execução de eventos comerciais internacionais.

Como diretora de comércio exterior da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), esteve à frente da gestão do projeto Beautycare Brazil, de internacionalização de empresas do setor, e das relações institucionais e governamentais da entidade, em especial a interlocução com os órgãos intervenientes no comércio exterior, fóruns e entidades setoriais e multisetoriais nacionais e internacionais, visando a expansão dos negócios do setor.

Implantou e coordenou o programa paulista de promoção de exportações da Invest São Paulo (Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade), contemplando a gestão de núcleos de qualificação empresarial em todo o estado de São Paulo.

Foi professora tutora da FIA (Fundação Instituto de Administração), onde contribuiu para formulação de conteúdos para o portal Passaporte para o Mundo, prestando também atendimento aos empresários usuários do portal. É professora de marketing internacional na pós graduação em diplomacia corporativa na FIA, e, professora de estratégia de internacionalização na pós graduação em negócios internacionais da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Atualmente é diretora executiva da São Paulo Negócios, agência de promoção de exportações e investimentos da Cidade de São Paulo, onde é responsável pelo programa São Paulo Exporta, de fomento às exportações das empresas da Cidade. Recentemente passou a ser membro do conselho do projeto Bem Querer Mulher, programa apoiado pela ONU Mulheres por iniciativa de um grupo de lideranças empresariais e sociais, objetivando ser um canal de adesão de pessoas e empresas ao enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.


Avaliação do cenário externo

A internacionalização da economia e a intensificação dos fluxos internacionais de investimentos e comércio, que transformaram a estrutura internacional de produção, com a criação das cadeias globais de valor, impuseram aos países e governos ao redor do mundo o fomento a estruturas especializadas na atração de investimentos estrangeiros diretos e promoção das exportações de seus produtos e serviços. E o principal instrumento adotado globalmente para organizar essa estratégia são as Agências de Atração de Investimentos e Promoção de Exportações especializadas.

A Cidade de São Paulo, responsável pelo o terceiro maior PIB brasileiro (considerados todos os estados e municípios do país), é o mais importante centro econômico e comercial da América Latina. Nesse cenário de grandes transformações econômicas e intensificação da concorrência entre países e estados subnacionais pela atração de investimentos e promoção comercial surgiu a São Paulo Negócios. Ela foi criada pela Lei Municipal nº 16.665 de 23 de maio de 2017 e instituído pelo Decreto Municipal nº 57.727 de 08 de junho de 2017, como uma pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos, de interesse coletivo e de utilidade pública, vinculado, por cooperação, à Secretaria Municipal da Fazenda.

São nossas atribuições:

  1. identificar e articular oportunidades de investimentos nos setores econômicos definidos como estratégicos pelo Poder Executivo;
  2. articular-se com entes públicos e privados, nacionais ou estrangeiros, para a promoção de oportunidades de negócios no Município de São Paulo e de exportações de produtos e serviços das empresas do Município;
  3. potencializar a imagem da Cidade de São Paulo, no Brasil e no Exterior, como polo de realização de negócios;
  4. articular parcerias institucionais, públicas e privadas, para estimular investimentos no Município de São Paulo, inclusive atuação em rede;
  5. atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no Município de São Paulo;
  6. auxiliar na proposição e implementação de medidas pela Administração Pública com a finalidade de otimizar o ambiente de negócios no Município;
  7. estimular a criação de formas de economia solidária, em especial cooperativas, para proporcionar oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua;
  8. atuar em outras atividades relacionadas com as finalidades previstas nos incisos deste artigo;
  9. outras atividades e projetos aprovados pelo Conselho Deliberativo, desde que estritamente relacionados aos incisos I a VII.